SPOLETO LANÇA PROJETO CULTURAL ARTE URBANA
Trezentas e trinta mil peças colecionáveis assinadas por novos talentos do grafite, desenho e pintura serão distribuídas ao longo do segundo semestre
Está definido na Wikipédia: ‘arte urbana ou street art é a expressão que refere-se a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público’. Hoje, no entanto, esta manifestação já rompeu várias fronteiras e invadiu outros espaços como a rede de culinária Spoleto. Com a arte em seu DNA, a marca segue a tradição de combiná-la com gastronomia e lança o projeto cultural ARTE URBANA, com nomes da nova geração do desenho, grafite e pintura, criando produtos colecionáveis exclusivos para a marca.
Estreia com copos
A coleção de copos ARTE URBANA apresenta seis modelos diferentes. Os artistas se inspiraram nas próprias obras já realizadas em diferentes espaços. “Queremos levar um pedaço da rua para a casa das pessoas”, explica Rafael Uzai, conhecido como Nhaf. Serão distribuídas 160 mil unidades nas 236 lojas dos 23 estados em que o Spoleto está presente, no período de 10 de agosto a 15 de setembro ou enquanto durarem os estoques.
“Queremos resgatar a arte no dia-a-dia de nossos restaurantes e presentear os consumidores. Há muitos anos o Spoleto promove novos expoentes de diferentes segmentos artísticos e resolvemos apostar na arte urbana, buscando como parceira a ADDarts”, conclui o gerente de marketing do Spoleto, Antonio Moreira Leite.
Breve perfil dos artistas
Bacharelado em desenho industrial, ilustrador, grafiteiro, pintor e escultor, Rafael Uzai, vulgo Nhaf, de 25 anos, faz da arte um dos caminhos de sua vida há mais de 10 anos. Ele busca inspiração e fôlego na natureza e nos elementos que a compõem. Os trabalhos têm como principais suportes os muros das ruas e alguns pedaços de madeira e seu portfólio inclui trabalhos de ilustrações de livros infantis, instalações, intervenções no meio urbano e exposições no Rio e na Califórnia (EUA). Pela primeira vez, Nhaf terá seus desenhos numa coleção de copos e inspirou-se nos próprios grafites já realizados, a fim de levar um pedaço da rua para dentro da casa das pessoas. “É muito importante valorizar e fortalecer a arte urbana, fazendo com que ela se torne ainda mais real no cotidiano de todos. Quero passar aos colecionadores a sensação real de levar um pouco da rua para casa”, declara o artista.
André Lourenço, conhecido como Kajaman, 34 anos, seguiu a mesma linha e jogou as cores, os traços e as formas tão explorados nos espaços urbanos na coleção do Spoleto. “Meu trabalho está fiel a minha maneira de pintar. É como se fosse um grafite em miniatura. Como estreante neste segmento de gastronomia, estou muito confiante, pois vai estreitar ainda mais a relação do artista com o público, que muitas vezes quer consumir arte e não sabe como”, diz.Desde o ano 2000, Kajaman vem se aprofundando em estudos do grafite arte e se adaptou ao estilo de ilustração vetorial, ou seja, feita a partir de fotos. Suas obras são inspiradas no comportamento infantil e em elementos da natureza e vieram do meio urbano, incorporaram-se à moda, passearam pela publicidade, chegando às salas das galerias de arte. Kajaman define-se como um artista em constante desenvolvimento profissional, permitindo testar suas habilidades além dos muros. Já participou de importantes projetos sociais, auxiliando muitos jovens a reconhecerem a superação em torno de suas habilidades pessoais, criando interação e possibilidades de mercado.
Pintor, escultor e designer autodidata, assim se define Marcelo Macedo, o Mack Viralata, que completa o trio de artistas. Ele divide a arte entre a rua, as produções pessoais e a marca fashion que criou, a Addict. O trabalho reflete sua personalidade. Criativo e curioso, procura despertar a pureza no observador. Seu espírito livre combina traços soltos e formas orgânicas, que compõem a identidade do artista.
Acesse o site www.arteurbanaspoleto.com.br e veja os copos, making-of e tudo sobre a campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário